Efisica

Nome das unidades CGSEM

 

 

O leitor já deve ter observado que os nomes das unidades magnéticas do CGSEM são obtidas por combinações dos nomes das três unidades: oersted, gauss e maxwell (veja os quadros de resumo no fim dos Capítulos 12 e 13). Mas, os nomes das outras unidades desse sistema, que não são formados por combinações daqueles três nomes, são obtidos do seguinte modo: ao nome da unidade correspondente do sistema MKS se adiciona o prefixo AB. Assim, a unidade de intensidade de corrente é chamada abampère, a de diferença de potencial, abvolt, etc..

Analogamente ao que acontece com o sistema CGSES, com o CGSEM se dá o seguinte:

1o) Em vez de se usar o nome de uma unidade como está mencionado acima, pode-se indicar a unidade escrevendo-se: unidade CGS eletromagnética de ……… (nome da grandeza).

Exemplo

Em vez de se usar o nome abampère para unidade de intensidade de corrente, pode-se escrever: unidade CGS eletromagnética de intensidade de corrente (abreviadamente: , ou ).

2o) Quando não há possibilidade de confusão, isto é, quando se sabe de antemão qual a grandeza que está sendo tratada, não é necessário indicar o nome dela nem escrever CGS. Basta escrever: unidade eletromagnética.

Exemplo

Não é necessário escrever: a carga elétrica do elétron é unidades CGS eletromagnéticas de carga elétrica, porque já se sabe que se trata de uma carga elétrica. Basta escrever: a carga elétrica do elétron é unidades eletromagnéticas. E abreviadamente: uem.

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados