Efisica

Introdução


Desloque um eletroscópio ao redor do terminal de uma máquina eletrostática desligada. Qualquer que seja a região na qual o eletroscópio é colocado, as suas folhas permanecem fechadas, indicando que ele não se eletriza (fig. 37-a). Depois faça a máquina eletrostática funcionar e desloque o eletroscópio pelos mesmos lugares anteriores. Verá que agora existe uma região ao redor do terminal da máquina na qual o eletroscópio mantém suas folhas abertas, indicando que nessa região ele se eletriza por indução (fig. 37-b). Portanto, na mesma região em que o eletroscópio antes não sofria nenhuma ação, ele agora se eletriza. Concluímos que a carga elétrica que apareceu no terminal da máquina modificou a região que envolve esse terminal. Essa região adquiriu propriedades novas, pois só depois do aparecimento da carga elétrica se notou algum fenômeno elétrico dentro da região.

demonstração do eletroscópio desligado e depois ligado próximo da máquina eletrostática

Figura 37

Sempre que uma carga elétrica Q é colocada em certa posição P, a região que envolve essa carga adquire propriedades novas. Assim, uma carga elétrica q colocada nessa região, fica sujeita a uma força ; outra carga q1, colocada nessa região fica sujeita a uma força ; e podem ser de atração ou repulsão, conforme os sinais de Q, q e q1 (fig. 38). Como essas forças são de origem elétrica, chama-se


Introdução

 

campo de forças elétricas, ou simplesmente campo elétrico, à região que envolve .



Figura 38

Chama-se campo elétrico de uma carga elétrica à região que envolve essa carga e dentro da qual a carga consegue exercer ações elétricas.

Em Física, chama-se campo de força a qualquer região tal que, se dentro dela for colocado um corpo, ele fica sujeito a forças. Por exemplo, um gás encerrado num recipiente constitui um campo de forças, porque um corpo colocado nesse recipiente fica sujeito a forças exercidas pelo gás. Um líquido em equilíbrio num vaso, ou em movimento num canal, é um campo de forças, porque um corpo colocado no vaso ou no canal fica sujeito a forças. Todos sabem que existe uma região vastíssima ao redor da Terra, que tem a propriedade seguinte: todo corpo colocado nessa região é atraído para a Terra (fig. 39). Essa região é um campo de forças chamado campo gravitacional da Terra. Existe um campo gravitacional ao redor de cada corpo. A região que envolve um ímã é também um campo de forças, pois um pedaço de ferro, colocado nessa região, é atraído pelo ímã; esse campo é chamado campo de forças magnéticas, ou simplesmente campo magnético. Como vemos por esses exemplos, o campo elétrico é um caso particular de campos de força.
campo gravitacional da Terra

Figura 39

Neste capítulo estudaremos algumas propriedades importantes dos campos elétricos. As propriedades que estudaremos valem para qualquer tipo de carga elétrica, puntiforme ou não. Mas, como um dos objetivos deste curso é apresentar a eletricidade exclusivamente com matemática elementar, para evitar o uso de matemática não elementar faremos as demonstrações para o caso particular em que as cargas elétricas são puntiformes.

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados