Efisica

Diferença de potencial alternada - diferença de fase

 


Quando um condutor é percorrido por corrente alternada, a diferença de potencial entre os extremos do condutor também é alternada. A lei que relaciona a diferença de potencial com o tempo é:

Aqui ao ângulo aparece somado um certo ângulo . Isto é, a fase, que na corrente é , na diferença de potencial é . Esse ângulo é chamado a diferença de fase entre a corrente e a diferença de potencial. Infelizmente, a explicação para o significado desse está acima do nível deste curso.

Valem para a diferença de potencial as mesmas definições dadas para a intensidade de correntes relativas a: pulsação, período, frequência, valor eficaz.

Devido à sua importância, insistiremos no conceito de valor eficaz. Chama-se valor eficaz de uma diferença de potencial alternada a uma diferença de potencial imaginária e constante que, se fosse aplicada ao condutor, faria com que o condutor absorvesse a mesma potência que êle absorve quando a corrente é alternada. A diferença de potencial eficaz está ligada à diferença de potencial máxima por:



A corrente elétrica fornecida para as residências em São Paulo e no Rio de Janeiro tem diferença de potencial cujo valor eficaz é de 110 volts. Esse valor eficaz corresponde a um valor máximo que vale:

Concluímos que essa corrente corresponde a uma diferença de potencial alternativa cujos valores variam desde zero até 154 volts, mas que faz com que o condutor absorva a mesma potência que absorveria se estivesse sob diferença de potencial constante igual a 110 volts.

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados