Efisica

Porque se usa corrente alternada

 


O leitor já deve ter observado que a corrente elétrica que as usinas fornecem às cidades é alternada, nunca é contínua. O motivo é puramente econômico. As usinas, em geral, são afastadas das cidades, de dezenas de quilômetros, de maneira que a corrente elétrica tem de ser transportada por fios, desde as usinas até as cidades. E êsse transporte é mais barato por corrente alternada do que por corrente contínua.Além disso, dentro da própria cidade, a distribuição da corrente elétrica para as residências é mais barata e mais cômoda por corrente alternada do que por corrente contínua.

Além desse motivo econômico há um motivo técnico importante: com corrente alternada é possível fazermos muito simplesmente aumento ou diminuição de diferença de potencial com máquinas chamadas transformadores. Assim, por exemplo, dispondo-se de uma diferença de potencial de 110 volts, pode-se obter uma diferença de potencial de 3.000 volts, ou 5.000 volts, etc., e vice-versa.

Quanto à utilização de corrente alternada, devemos observar mais o seguinte: para a maioria dos aparelhos de uso doméstico, como por exemplo, lâmpadas de incandescência, ferros de passar roupa, aquecedores, fogareiros, etc. seria indiferente o uso de corrente alternada ou contínua. E, como é mais barato e mais cômodo distribuir corrente alternada para as residências, é essa que utilizamos para aqueles aparelhos. Quando há necessidade de corrente contínua para fins especiais, como por exemplo, as indústrias que utilizam eletrólise, é muito fácil obter-se corrente contínua a partir de corrente alternada.

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados