Efisica

Eletromagnetismo - Noções elementares sobre Correntes Alternadas

1: Geradores de corrente alternada

Geradores de corrente alternada são formados pelos quadros plano sem movimento de rotação uniforme num campo magnético uniforme.

2: Observação sobre a lei de Faraday-Neumann

A lei de Faraday-Neumann significa o seguinte: a f.e.m. induzida em um condutor é tanto maior quanto mais rápida for a variação do fluxo magnético.

3: A corrente induzida

4: Corrente senoidal

As correntes que as usinas elétricas fornecem para as cidades são sempre senoidais (as correntes usadas na indústria, nas residências, etc.).

5: Diferença de potencial alternada - diferença de fase

6: Potência absorvida

Quando a corrente é contínua, a potência absorvida por um condutor é igual ao produto da diferença de potencial existente entre os extremos do condutor, pela intensidade da corrente Quando a corrente é alternada, a potência absorvida por um condutor é dada pelo produto do valor eficaz da diferença de potencial existente entre seus extremos, pelo valor eficaz da intensidade da corrente. Isso resulta do próprio conceito de valores eficazes de corrente e diferença de potencial

7: As usinas elétricas ou estações geradoras

O aproveitamento de uma queda d’água para fornecer energia mecânica a um dínamo é feito do seguinte modo: armazena-se a água de um ou de vários rios numa região muito vasta, chamada represa. A água dessa represa cai, pelo interior de tubos, de uma altura H , e vai acionar uma roda que possui na periferia certo número de pás . A energia com que a água chega às pás faz com que a roda execute movimento de rotação. A roda com as pás é chamada turbina.

8: Porque se usa corrente alternada

A corrente elétrica que as usinas fornecem às cidades é alternada, nunca é contínua. O motivo é puramente econômico. As usinas, em geral, são afastadas das cidades, de dezenas de quilômetros, de maneira que a corrente elétrica tem de ser transportada por fios, desde as usinas até as cidades. E êsse transporte é mais barato por corrente alternada do que por corrente contínua.

9: Exercícios propostos

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados